Aquecimento solar de água

Imagem topo Aquecimento solar de agua INVERTIDO cx alta e baixa

 

Aquecimento Solar de Água

Existem diversos modelos e formas de aproveitar a energia solar para aquecimento de água. No exemplo abaixo, vemos uma construção multifamiliar na qual os coletores solares, localizados na cobertura do prédio, levam água aquecida a pequenos reservatórios localizados dentro de cada apartamento. Estes reservatórios possuem um sistema auxiliar de aquecimento que somente entram em ação para complementar a energia solar, quando necessário.

grafico predio

 

No entanto, todos apresentam os seguintes elementos básicos:

Item de Captação da energia solar – COLETOR SOLAR - Os coletores servem para converter a maior quantidade de radiação solar disponível em calor e transferir este calor com o mínimo de perdas para o resto do sistema.
Os coletores mais comumente utilizados são os de placa plana, compostos de uma superfície metálica de captação, tubos de cobre, uma cobertura de vidro, uma base com isolante térmico e uma caixa de alumínio.

grafico coletor solar 01

 

 

Item de Armazenagem da energia solar captada – Reservatório Térmico
O armazenamento de energia captada faz-se necessário em função da não simultaneidade entre consumo e disponibilidade de energia solar. No aquecimento de água, isso é feito através de reservatórios apropriados e preparados para conter e reter o calor da água armazenada pelo maior período de tempo possível, com perdas mínimas.

grafico reservatorio termico

Item de transferência de calor - Bomba hidráulica – nos sistemas de grande porte, a(s) bomba(s) hidráulica(s) faz(em) o papel de “conduzir” a água aquecida, que se encontra nos coletores solares, até o reservatório térmico.

bomba hidraulica

Item de Controle – Quadro de Comando c/Termostato Diferencial -  Sobretudo nos sistemas de grande porte, nos quais a transferência de calor entre os coletores solares e o reservatório térmico é feito através do acionamento de bombas hidráulicas, os Termostatos Diferenciais tornam-se elementos fundamentais. Além de controlar o aquecimento solar, outra função crítica é comandar o acionamento do sistema auxiliar, garantindo o aproveitamento máximo da energia solar e o uso mínimo da fonte de apoio. Em instalações de médio/grande porte, os Termostatos estão sempre inseridos em um Quadro de Comando para que todos os elementos de segurança necessários ao seu perfeito funcionamento estejam presentes.

grafico quadro comando

Item de apoio - Sistema auxiliar - Para os dias de pouca  insolação e/ou baixa radiação solar, prepara-se, sempre, um sistema auxiliar a gás e/ou energia elétrica para entrar em funcionamento complementando a energia solar e garantindo o nível de conforto adequado em todas as estações do ano.